quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As facetas na restituição da harmonia do sorriso

O clareamento é um grande aliado atualmente no que se refere à estética dental. No entanto, muitos outros aspectos são essenciais para a harmonia do sorriso. Quando os dentes apresentam forma e posição desfavoráveis, manchas, desgastes, pigmentações que não respondem ao clareamento, ou mesmo escurecimento dental após endodontia; o tratamento pode envolver a confecção de facetas.


As facetas podem ser realizadas diretamente na boca do paciente, através do uso de resinas compostas; ou de maneira indireta, com a utilização de facetas de porcelana.


As facetas diretas são confeccionadas em uma única sessão, onde o próprio dentista controla a cor e a forma, dispensando a utilização de provisórios e de etapas laboratoriais. É um procedimento mais rápido que as facetas de porcelana, com custo reduzido, no entanto, apresenta menor estabilidade de cor e maior vulnerabilidade ao manchamento e ao desgaste, comparado às facetas indiretas.
Nesses casos, requer uma grande habilidade artística do profissional, percepção de cor e forma.

As facetas indiretas (porcelana) são confeccionadas geralmente em duas sessões. Na primeira, é realizado o preparo e moldagem do dente, onde o paciente finaliza essa etapa com uma faceta provisória. Na sessão seguinte, a peça confeccionada em laboratório é cimentada definitivamente.
Nesse caso, o dentista além de dominar completamente a técnica, precisa trabalhar com um excelente técnico de prótese dental, pois o resultado depende do bom desempenho dos dois profissionais.

Nenhum comentário: