segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que é a halitose?

A halitose é uma condição do hálito na qual este se altera, de forma desagradável tanto para o paciente como para as pessoas com as quais ele se relaciona, podendo ou não significar uma condição patológica. É também conhecida como mau hálito.

Apresenta um grande impacto social, pois é muito constrangedora para os pacientes, fazendo com que se sintam inseguros no convívio social e familiar, diminuindo a qualidade de vida, sendo também constrangedora para as pessoas que convivem com o paciente com halitose.

Ao contrário do que muitas pessoam pensam, a maioria das causas do mau hálito tem origem bucal. Apenas 1% dos casos corresponde a problemas do sistema digestivo; em torno de 8% do trato respiratório e 90% oriundos da cavidade oral. Ainda uma minora pode ser indicativo de outras doenças, como problemas renais, hepáticos, diabetes...

As doenças da cavidade oral que podem causar halitose são, entre outras: cáries dentais; doenças periodontais, saburra lingual (camada esbranquiçada sobre a língua), impacção de alimentos entre os dentes, próteses e restaurações mal-adaptadas, abscessos...

Por isso, assim que o paciente perceber alteração no hálito, é importante uma avaliação do dentista. Caso seja descartada a origem bucal, o profissional encaminhará para o especialista médico para um diagnóstico correto, pois a presença da halitose pode indicar a existência de doenças que requerem tratamento o mais rápido possível.

Nenhum comentário: